A produção de texto é um importante momento no processo de aprendizagem da criança.
É na produção de texto que ela tem a possibilidade de se expressar, através da linguagem escrita, deixando de ser um mero leitor, para atuar também como autor, como produtor de um texto.
Porém, muitas vezes a produção textual pode ser um desafio para elas, por isso é necessário pensar em como ajudá-las e incentivá-las de forma prática e objetiva!
É interessante lembrar que para produzir um texto o educando não precisar estar alfabetizado. O fato da criança ainda não ter o domínio de escrita não quer dizer que não possa produzir bons textos. O processo criativo está em sua mente e, tendo uma boa mediação e um escriba (alguém que transcreva suas idéias), ela pode sim criar ótimos textos orais.
É importante também, ter boas referências, com uma rotina de leitura. Apreciar, gostar de ouvir e conhecer diferentes histórias já é um grande passo para pensar em textos próprios.
Acreditar no potencial das crianças dando a oportunidade delas produzirem também é outro ponto de e extrema importância.
E como ajudar nisso tudo sem ser algo cansativo?
Aliar a produção textual a um jogo divertido que apresente desafios para criar histórias diversas, auxiliará uma aprendizagem muito mais prazerosa e significativa. Como exemplo, destacamos esse jogo de cartas da Apostila Interativa Era uma vez… disponível para compra no link abaixo:
Devemos lembrar que a criatividade não é algo que surge do nada, todos precisamos de referência e prática para aprimorar nossos conhecimentos, não é mesmo?