De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
1 e 2 Pré-silábicos
Não existe diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra. Confunde letras com números e outros símbolos. A escrita dos nomes é proporcional ao objeto ou animal referido. Se for um elefante, sua escrita é de forma gigante e se for uma formiga será de forma pequenina.
3 Silábicos
– Sem valor sonoro: Atribui uma letra para cada sílaba e essa letra não tem relação sonora com a palavra.
– Com valor sonoro: Atribui uma letra para cada sílaba e essa letra tem relação sonora com a palavra.
4 Silábicos Alfabéticos
Começa a perceber a necessidade de mais uma letra para cada sílaba. Ora coloca algumas sílabas das palavras corretamente, ora omite letras.
5 Alfabéticos
Desenvolve uma análise fonética, conhecendo o valor sonoro da maioria das letras, adequando a fala à escrita.
Separamos um material gratuito com exemplos de como podemos trabalhar atividades com o mesmo tema para crianças em diferentes hipóteses de escrita, apenas variando o enunciado. Basta clicar no link a baixo, baixar, imprimir e já está pronta para utilizar!
Clique aqui para baixar gratuitamente!
Confira também nossas outras postagens do Blog, com mais dicas e materiais gratuitos para contribuir com o aprendizado de seu pequeno.